sábado, julho 13, 2002

Hahaha, recebi por mail do Leandro (depois eu linko, viu?):

Olhem que coisa de maluco :

De acordo com notícia publicada no jornal inglês , o
compositor Mike Batt está sendo processado por ter
supostamente plagiado 1 minuto de uma música de John
Cage, que morreu em 1992. O processo em si não seria
nada extraoridinário se não fosse pelo fato de que os
60 segundos em questão são de silêncio puro e
absoluto. O tal minuto está na composição 'One
Minute's Silence' do álbum 'Planets' de Batt. Este
seria 'idêntico' a um pedaço de 4,33 minutos de
silêncio da música '4.33' de Cage, escrita em 1952.
Falta saber que pedaço seria esse. De acordo com Batt,
'Recebi uma carta da gravadora de John Cage. Fiquei
histérico de tanto rir quando a li! Minha mãe chegou a
me perguntar: 'Que parte do silêncio eles te acusam de
ter plagiado?'' Mas a gravadora se defende. De acordo
com seu representante, Gene Caprioglio, a carta
recebida por Batt seria realmente uma conta para pagar
o licenciamento do tal minuto. Esta teria sido emitida
pela MCPS - Mechanical-Copyright Protection Society [o
ECAD da Inglaterra]. Isso pois Batt colocou [segundo
ele, de piada] os dizeres 'Batt/Cage' nos créditos, o
que teria confundido a entidade. 'O artigo quer nos
ridicularizar por enviar a conta para ele, mas foi
Batt que listou Cage como o compositor.' Finalmente,
Batt retruca: 'Meu silêncio é silêncio original, não
uma cópia do silêncio de Cage'.

Nenhum comentário: