terça-feira, setembro 19, 2006

"Obediência não é o suficiente. A não ser que uma pessoa esteja sofrendo, como você pode ter certeza que ela está obedecendo à sua vontade e não à dela? O poder está em infringir dor e humilhação. O poder está em rasgar mentes humanas em pedaços e colocá-las juntas de volta em novas formas escolhidas por você mesmo. Você começa a enxergar agora o tipo de mundo que estamos criando? (...) Não haverá lealdade, a não ser lealdade ao partido. Não haverá amor, a não ser amor ao Grande Irmão. Não haverá riso, apenas o riso de triunfo sobre um inimigo derrotado. Não haverá arte, literatura ou ciência. Quando formos onipotentes, já não haverá mais necessidade de ciência. Não haverá distinção entre a beleza e a falta dela. Não haverá mais curiosidade, nem alegria no processo da vida. Todos os prazeres competitivos serão destruídos. Mas sempre -- não se esqueça disso, Winston -- sempre haverá a intoxiacação do poder, sempre aumentando e sempre crescendo sutilmente. Sempre, a cada momento, haverá o tremor da vitória, a sensação de pisar num inimigo que já está sem esperança. Se você quer uma imagem do futuro, imagine uma bota pisando num rosto humano -- para sempre."

big brother is watching you.
em 1984, george orwell previu o caos social. ele falava do Estado, eu já penso em qualquer um de uma sociedade. mesmo quem se acha inofensivo, como muitos jovens, que saem por aí fazendo e acontecendo inconseqüentemente. aonde vamos parar enquanto cada um não toma conscicência de si?

-x-


e preciso reler o 'vigiar e punir', foucault. livro meio emprestado/meio dado pela amiga. esses temas sociais, o controle das sociedades sempre me fascinaram. esses livros têm me perseguido. tô pensando até em fazer a mono sobre isso (sim, já é a terceira vez que mudo o tema :P)

Nenhum comentário: