domingo, abril 07, 2002

Ah, escrevi a primeira matéria da minha vida, pro brógui-que-virou-site do Fábio, namorado da minha miguinha queria, a Daia. Nem sei se vai sair lá, por que não me falaram e eu também não perguntei... Ainda tenho medo das críticas...

A matéria é essa aí...

Calma, calma, isso não é um golpe nem uma tentativa de "vender" nada a ninguém. Mas pode ter certeza que você não vai se arrepender se "comprar" a dica. Essa é uma banda completamente deliciosa. Você conhece o Quasi? Se nunca ouviu falar, tudo bem, você é normal. O duo indiepop de Portland, no estado americano do Oregon, ainda é pouco conhecido por aqui, como outras tantas bandas do gênero. E até mesmo na Internet ainda é algo meio complicado se falar nessa dupla, formada pelo casal de ex marido e mulher (e felizes nessa condição, como fazem questão de frisar), Sam Coones (vocal principal, teclado e guitarra) e Janet Weiss (backing vocal e bateria). Mas se você é daqueles que conhece as bandinhas dos confins dos EUA ou da Inglaterra, pode ser que já os conheça também de suas antigas bandas. Sam era do Heatmiser. E Janet é baterista do Sleater Kinney desde 97. Confesso que nem eu mesma conhecia a banda do Sam Coones. O Sleater Kinney já é mais "pop". Mas nenhuma das duas se compara ao Quasi, com suas baladas grudentas, refrões assoviaveis, músicas inesquecíveis, toques de ironia e cinismo e os indefectíveis tecladinhos toscos a la Roberto "Jovem Guarda" Carlos.
Comparações? Não sou muito chegada a elas, mas ok, um pouco de Built To Spill, um pouco de Apples in Stereo, talvez Guided By Voices e Pavement. Mas, na real, Quasi é Quasi. E é phoda.
Quem volta e meia os acompanha é o trovador Elliot Smith, que também era do Heatmiser, e é fanático por John Lennon, assim como Coones é fã de Beatles e deixa bem claro em suas músicas.
O primeiro CD, "Early Recordings collection", saiu em 1996. Trata-se de uma coletânea com as primeiras gravações e com material deixado de lado, os famosos B Sides. Em 97 Weiss se juntou ao Sleater-Kinney, mas continuou colaborando com Coones, e lançaram nesse mesmo ano seu "R&B Transmogrification", sucedido em 98 pelo "Featuring Birds", álbum super aclamado pela crítica e nas turnês. O último e mais recente álbum, "The Sword Of God" veio num agito da gravadora, que relançou os três primeiros. Ah, e o melhor: você encontra tudinho no nosso querido amigo de todas as horas, o fabuloso e genial Audio Galaxy.

Our hapiness is guaranted.

Nenhum comentário: